top of page

INFORME: DIREÇÃO DA FASUBRA AVALIA ADESÃO AO INDICATIVO DE ESTADO DE GREVE

  • Foto do escritor: Sinds-UFSJ
    Sinds-UFSJ
  • 25 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Na última quinta (18), a Direção Nacional da FASUBRA reuniu-se para analisar e debater os encaminhamentos sobre a proposta na última plenária de adesão ao Estado de Greve para o primeiro trimestre de 2024, sobre o calendário do FONASEFE, que aponta realização de plenária para debater uma contraproposta ao governo e sobre os últimos acontecimentos em torno da campanha salarial e reestruturação do PCCTAE.


Segundo o ID da FASUBRA, de 22 de janeiro de 2024, a direção da federação avaliou que não houve mudanças significativas que indique um cenário favorável para a classe trabalhadora, em especial para o funcionalismo público, tendo em vista a aprovação do arcabouço fiscal que impõe ao serviço público e seus servidores a carga do déficit da dívida pública e a morosidade do Governo Federal em apresentar propostas efetivas às demandas apresentadas nas mesas de negociação.


O informe aponta a reunião da 3ª Mesa Específica e Temporária, que está marcada para o dia 22 de fevereiro, como uma data central para radicalizar e intensificar as ações e pressionar para que o governo federal responda às demandas da categoria. Em consenso, a DN da FASUBRA entende que a deliberação pela greve se dará a partir da reunião específica, quando o governo deverá apresentar uma contraproposta à nossa pauta referente à reestruturação da carreira.


Nesse sentido, tendo em vista o estado de greve e considerando que estamos há quase um ano em negociação, foi elaborado um calendário de mobilização com objetivo de intensificar as ações até o dia 22 de fevereiro, fortalecendo a unificação da luta do setor da educação e também o calendário de mobilização do FONASEFE.


O calendário de mobilização conta com rodada de assembleias para avaliar a contraproposta elaborada pelo FONASEFE, entre os dias 23 e 26 de janeiro, Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais e entrega da contraproposta ao governo, no dia 30 de janeiro.


REUNIÃO ENTRE FASUBRA, ANDES E SINASEFE

.

Ainda no dia 18 de janeiro, representantes da FASUBRA, ANDES-SN e SINASEFE, se reuniram para debaterem sobre a unificação das lutas das entidades da educação federal, para fortalecer as ações pela reestruturação de salário, das carreiras, do orçamento das IFE, dentre outras pautas comuns às entidades.


O objetivo das entidades é construir um calendário de luta, unificando as pautas em comum (TAE, docentes e estudantes) para fortalecer a unidade de ação, indicando o dia 22 de fevereiro dia nacional de mobilização e paralisação, rumo à greve unificada da educação.


Ficou acordado que as entidades, representadas pelos dirigentes em plantão, irão se reunir semanalmente para dar sequência às ações pretendidas.


Com relação à resposta à contraproposta de reajuste salarial do governo, as entidades concordaram em, entre outros pontos, não aceitar a proposta de reajuste zero para 2024 e não abrir mão da reposição das perdas históricas desde julho de 2010, além de reivindicar que conste no termo de acordo, o compromisso do governo de retomar as negociações em torno destas perdas, independentemente dos índices negociados nesta etapa atual.



 
 
 

Comentários


Sindicato dos Servidores da UFSJ

Praça Frei Orlando, nº170, Centro

São João del-Rei (MG) 36307-352

Tel (32) 33721047 - (32) 33721047

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page