top of page

SINDS-UFSJ NÃO APROVA PARALISAÇÃO PARA OS DIAS 29 E 30 DE OUTUBRO

  • Foto do escritor: Sinds-UFSJ
    Sinds-UFSJ
  • 28 de out.
  • 3 min de leitura
ree

O Sinds-UFSJ se reuniu em assembleia, na tarde da última sexta-feira (24), com a seguinte pauta: 1. Informes; 2. Posição da Diretoria sobre a Reforma Administrativa e seus elementos e referendo de texto pela base; 3. Discussão e deliberação sobre a participação no ato nacional do dia 29 de outubro; e 4. Avaliação e encaminhamentos sobre o calendário nacional de mobilizações proposto pela FASUBRA (ID nº027/2025).


A paralisação dos dias 29 e 30 de outubro faz parte do calendário de mobilização proposto pela FASUBRA - Sindical. O objetivo da paralisação é possibilitar a participação dos servidores na Marcha Nacional Unificada dos Serviços Públicos Contra a Reforma Administrativa, que acontece nesta quarta (29), em Brasília (DF).


Devido a baixa adesão da categoria para participação na Marcha, a diretoria do Sinds-UFSJ se manifestou contra a paralisação. Na votação, a maioria dos filiados acompanhou o posicionamento contrário à paralisação.


Mesmo sem a paralisação das atividades, uma comitiva do Sinds-UFSJ irá à Brasília compor a Marcha, conforme a deliberação sobre a participação no ato nacional do dia 29 de outubro.


A base também aprovou a “Nota de posicionamento da categoria contra a Reforma Administrativa” reforçando que a proposta em tramitação representa um dos maiores riscos ao serviço público brasileiro e aos direitos das servidoras e servidores.


Nos informes, Jussara Maria Horta e Joaquim Rodrigues da Costa apresentaram os informes do XII Encontro Nacional de Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas realizado pela FASUBRA - Sindical entre os dias 15 e 17 de outubro.


O coordenador Rafael Vinicius Nonato informou que a parceria com o Clube do Sindmetal já está em vigor e os filiados e seus dependentes (pai/mãe, filhos e cônjuge/companheiro(a)) do Sinds-UFSJ podem usufruir das dependências do clube.


Rafael informou também o início das atividades do projeto Mergulho na Saúde. As aulas de natação já começaram e os inscritos para as aulas de hidroginástica devem receber, nos próximos dias, as informações sobre as avaliações que serão realizadas antes do início das aulas.


A coordenadora Luciana Angélica da Silva informou que o evento “Conversas sobre Saúde Mental: olhares multiprofissionais” será remarcado ainda em novembro. As inscrições serão reabertas, mas quem já se inscreveu continua inscrito.


A coordenadora Adriene Aparecida Carvalho realizou alguns informes de interesse da categoria, como a reunião da CNSC (Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação) na qual tomou posse a nova coordenadora, Nilva do Carmo, e foram recriados alguns Grupos de Trabalho, entre eles o GT Cargos e Racionalização. O prazo de trabalho do grupo é de 60 dias.


Sobre o RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências), o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) vai enviar o material elaborado pela CNSC para a Casa Civil.


Ainda sobre o MGI, o ministério lançou uma portaria que amplia o número de vagas para os TAE´s nas universidades federais, a UFSJ será contemplada com 55 vagas.


Adriene informou também que o mandato dos 6 TAE´s presentes no colegiado da Pós-Graduação se encerra no dia 31 de outubro e será aberto um edital para eleição de novos membros.


Por fim, a diretoria do Sinds-UFSJ demonstrou preocupação com a proposta de resolução apresentada ao CONSU (Conselho Universitário) que trata da implantação e normas de funcionamento do sistema de votação eletrônica no âmbito da UFSJ. O Sinds-UFSJ, junto à ADUFSJ e DCE, encaminharam um ofício aos membros do CONSU expressando sua preocupação e posicionamento em defesa da autonomia e da tradição democrática que

sempre orientaram os processos de consulta informal para a escolha da Reitoria na UFSJ.


Segundo as entidades, a proposta de Resolução encaminhada pela gestão da UFSJ, ao buscar normatizar o sistema de votação eletrônica no âmbito da Universidade, interfere indevidamente em um aspecto que diz respeito às consultas promovidas pelas entidades representativas, o que suscita legítimas preocupações quanto à preservação da autonomia e da liberdade organizativa que caracterizam esses processos.

 
 
 

Comentários


Sindicato dos Servidores da UFSJ

Praça Frei Orlando, nº170, Centro

São João del-Rei (MG) 36307-352

Tel (32) 33721047 - (32) 33721047

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page